Você sabe quantas pessoas com deficiência trabalham no Judiciário brasileiro?

 561 total views,  3 views today

Por Edson Gomes – jornalista

Levantamento detalhado das pessoas com deficiência (PcD) que trabalham nos órgãos do Poder Judiciário brasileiro foi divulgado recentemente. A iniciativa é muito importante porque mostra um panorama de quantos são e onde atuam as PcD na Justiça do país.

Segundo a pesquisa, existe o total de 5.344 pessoas com deficiência, entre magistrados, servidores e estagiários. Em termos percentuais, representam 1.673% do universo de pessoas (319.350) que atua em todos os órgãos Judiciários.

Desse total, a maioria dos profissionais tem deficiência física: 2.989; em segundo lugar vêm as pessoas com deficiência visual (cegos e baixa visão) 1.554; em terceiro, os que têm deficiência auditiva: 813; em quarto, com 33, vem a deficiência intelectual; e em quinto e último lugar, a deficiência psicossocial: 17. Os números foram extraídos da pesquisa Diagnóstico das Pessoas com Deficiência no Poder Judiciário, realizada pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgado no último mês de outubro.

Em termos de gênero, o estudo mostra que existem mais pessoas do sexo masculino com deficiência atuando: 3.043, enquanto do sexo feminino são 2.301 mulheres com algum tipo de deficiência.

Quando a pesquisa faz um comparativo no tocante a cargos ocupados por homens, identifica mais servidores com deficiência: 2.909; em seguida vem os estagiários: 83; ficando os magistrados com o menor número de PcD: 51.

O levantamento também apontou que onde tem maior percentual de PcD trabalhando é na Justiça do Trabalho: 2,8%; tribunais superiores são: 2,2%; Justiça Militar: 2,1%; Justiça Eleitoral: 2%; Justiça Federal: 1,2%; e tribunais estaduais: 1,4%.

NO CEARÁ

Ainda de acordo com os dados do levantamento, no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) trabalham 12 servidores com deficiência; no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) são sete; e no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Secção Ceará, são 73 servidores, dois magistrados e dois estagiários.

Clique AQUI para ver o painel interativo com os dados da pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *