Professor Nilton Câmara lança livro “Grito Silenciado” na Livraria Cultura

A violência sob a perspectiva do próprio indivíduo que a sofre, no caso as pessoas surdas. Essa é a temática do livro “Grito Silenciado”, lançado pelo professor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Nilton Câmara, no dia 7 de dezembro na Livraria Cultura, em Fortaleza.

Lançamento ocorreu na presença de amigos, familiares e profissionais que atuam na área. “Esse livro representa a concretização de um sonho, de uma promessa de Deus. Afinal, sou formado em Letras desde 2002 e sempre quis lançar um livro com temática relevante para a sociedade, em especial a comunidade surda”, explica Nilton, que é doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Na ocasião, ele prestou homenagem para sua mãe, Francisca Guiomar Câmara de Oliveira, de 69 anos. “Ela é meu porto seguro aqui na terra, sempre presente em todos os momentos da minha vida”, externou, ao lhe presentear com um buquê de flores diante da plateia.

Na ocasião, ele homenageou sua mãe, Francisca Guiomar Câmara de Oliveira, de 69 anos. “Ela é meu porto seguro aqui na terra, sempre presente em todos os momentos da minha vida”, externou, ao lhe presentear com um buquê de flores diante da plateia.

Nilton é professor de Libras há 18 anos e possui larga experiência no assunto, daí a necessidade de escrever sobre a temática. Mas não pense que foi fácil, ao contrário, como afirma o perfeccionista autor. “O livro começou a ganhar forma em 2013 e de lá para cá foi muita luta com o objetivo de realizar um trabalho com perfeição e excelência”.

Segundo ele, a obra serve como apoio para educar as pessoas a respeito da violência vivenciada por quem tem deficiência, e demonstrar o que pode ser feito por governos, sociedade civil e associações que militam na área visando diminuir esse tipo de violência. “Por outro lado, incentiva os surdos a se protegerem contra os diversos tipos de violência que sofrem no dia a dia”, justifica.

Ao final do lançamento, Nilton interpretou a canção “Ressuscita-me” em Libras, da cantora Aline Barros, acompanhado pelo talentoso saxofonista Bruno Gomes, que é cadeirante.

SOBRE O AUTOR
Nilton Câmara é um apaixonado por tudo que diz respeito ao universo dos surdos. Ele começou a despertar (Ele começou a se interessar pelo assunto ainda…) para o assunto ainda em 1998 e hoje é um grande exemplo do que é ser uma pessoa vocacionada. Quem comprova essa verdade são os diversos trabalhos que já desenvolveu na área e as qualificações que fez para se aperfeiçoar. Foi o idealizador do projeto Musicalidade em Libras, que promove a inclusão e a acessibilidade da pessoa com deficiência por meio da arte. O projeto é inédito no Ceará e pioneiro no Brasil. Também foi o responsável pela regência do Coral Mãos que Encantam, composto por trinta jovens surdos do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES), tornando a música como uma ferramenta lúdica e educacional entre os alunos, entre outras iniciativas.

É mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Graduado em Letras pela Universidade de Fortaleza (Unifor), também é bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Ceará. Além disso, é especialista em Linguística e o Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (UFC); tem, ainda, o certificado ProLibras: Proficiência em Tradução e Interpretação na categoria fluente em Libras e Proficiência no uso e no ensino da Libras (ambos em nível superior completo), pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

SERVIÇO
Livro: “Grito Silenciado”, 216 páginas, Editora Garimpo
Autor: Nilton Câmara
Disponível: Livrarias Cultura e LER, e no site da Editora Garimpo (http://garimpoeditorial.com)
Valor: R$ 39,90

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *