Enquete TJCE: 91% dos participantes acham que as escolas não promovem a inclusão de pessoas autistas

As pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) enfrentam muitas dificuldades, como o despreparo e o preconceito da sociedade. Pensando nisso, a enquete do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) perguntou se os internautas acham que as escolas no Brasil promovem a inclusão de pessoas autistas.

Um percentual de 91% (199 votos) dos participantes disseram que não. Para eles, a maioria dos centros educacionais não está preparada para receber esse público. Já 6% (14 votos) respondeu que sim, pois com a conscientização sobre o TEA, as escolas já estão se organizando para incluí-las, ainda que a passos lentos. Outros 3% (6 votos) afirmaram não ter opinião sobre o assunto. Ao todo, participaram 219 usuários.

Em 2 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Autismo, distúrbio que se caracteriza pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. A data foi criada com o objetivo de chamar a atenção para a importância de conhecer e tratar o TEA que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), atinge mais de 2 milhões de brasileiros.

No país, o Sistema Único de Saúde oferece serviços às pessoas com o transtorno. Elas podem ser atendidas nas redes de Saúde Mental e na de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Além disso, também contam com estabelecimentos de saúde habilitados em diagnósticos, reabilitação auditiva, física, intelectual, visual, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, de acordo com o Ministério da Saúde.

Fonte:http://www.tjce.jus.br/noticias/enquete-91-dos-participantes-acham-que-as-escolas-nao-promovem-a-inclusao-de-pessoas-autistas/